quarta-feira, 9 de março de 2016

MALDITOS HORMÔNIOS

Como é bom nos depararmos com profissionais da saúde que não são escravos de laborátórios ou devotos do "amostra grátis".
Ando me desconhecendo e com minhas manias mais acentuadas. A vontade ficar sozinha e a irritabilidade com as pessoas a minha volta(logo eu tão simpática, tão educada, tão finarsrsr), me fizeram ser criticada por alguns e amados amigos e resolvi ouvir o que meu corpo e meu coração estava dizendo. Poderia por aqui colocar alguns sintomas do que ocorre com a mulher, depois dos tão temerosos e inevitáveis quarenta anos. Mas alguns vão se cansar.
Mas vou colocar sim. têm que ficar registrado que nós não estamos ficando loucas(ou mais loucas). São os malditos hormônios. Lá vai.



1- possíveis sintomas da pré-menopausa (antes e/ou após a menopausa)

-
menstruações em geral irregulares (muito abundantes ou ao contrário, pouco abundantes), menstruações muito curtas com sangramentos possíveis entre as elas;
- distúrbios psíquicos: irritabilidade, ansiedade, tristeza;
- distúrbios físicos: seios doloridos, cefaléias, enxaquecas, aumento de peso, ondas de calor irregulares ou cistites mais freqüentes;
- possíveis distúrbios idênticos aos da menopausa (ver abaixo);

2 - possíveis sintomas da menopausa
- amenorréia (ausência de menstruações ou interrupção destas);
- ondas de calor (devido à perturbação da secreção de hormônios catecolaminas [adrenalina, ...], trata-se de suores frios que se produzem geralmente à noite, portanto a cama pode ficar encharcada);
- sinais cutâneo-mucosos (alergias,...);
- atrofia dos órgãos genitais;
- secura vaginal;
- cistites, infecções urinárias ou incontinência urinária mais freqüente;
- distúrbios psíquicos: irritabilidade, ansiedade, tristeza e depressão;
- distúrbios físicos: seios doloridos, cefaléias, enxaquecas;
- aumento de risco cardiovascular (infarto,...);
- aumento de peso;
- pele seca (diminuição das glândulas sebáceas);
- osteoporose (em longo prazo). Para sua informação, esta doença não pode ser tratada (>> ver em tratamento) com um tratamento de substituição hormonal (TRH), no entanto, a tomada de bifosfotos pode ter um efeito positivo (melhora de 70% da calcificação e da densidade óssea).(extraído do site criasaude).
Alguém teve a paciência de ler? Tudo bem se não leram. Eu não preciso ler. Estou vivendo, vivenciando, sofrendo, chorando(eh isso mesmo, a mirisinha tem chorado muiiiiiiiiiiiiiito), sentindo as desvantagem de não ser mais uma garota e as maravilhas também, me sentindo cansada de não conseguir entrar no personagem que criei para mim mesma e que já não sei se é personagem ou se sou não eu, querendo mais ser ,ou melhor, comportar do jeito que sempre comportei:politicamente correta., mas sem saco para o politicamente correto. Olhei no espelho da minha alma e vi que eu estou apenas, envelhecendo.
PAZ E LUZ. Afrobeijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário