sexta-feira, 5 de março de 2010

PORQUE NÃO SABEMOS SER FELIZ?

Porque será que não sabemos ser feliz? Outro dia li em algum lugar que não sabemos nem receber elogios. e é verdade. Já observaram que se algue´m elogia nossa roupa dizemos: é velha. Se é o cabelo, dizemos logo: nossa não sei porque está tão sujo. Queremos o melhor. Sonhamos com o melhor, mas quando ele chega não sabemos o que fazer com tamanha felicidade.
Penso que não temos é coragem de sermos felizes. Já observaram quantos casais quando chegam em um momento de suas vidas que poderiam ser mais unidos, pois realizaram juntos tantas coisas se separam? Ás vezes nem se separam de fato, mas se separam de sonhos, de projetos, de planos.
Porque magoamos tanto alguém, quando este alguém se torna importante para nós apenas para o afastarmos, já que ao invés de pensarmos que somos felizes, ficamos pensando que ainda seremos felizes? Porque será que nos apegamos tanto a esteriótipos existentes e não nos orgulhamos de estar dando o nosso próprio exemplo de como ser feliz a nosso modo, do nosso jeito? É como estar ganhando uma partida jogando com 10 jogadores, mesmo as pessoas achando que é improvável a vitória e de repente o vencedor começa a acreditar que não vai ser capaz e entrega o jogo.
Porque tanto medo de ser feliz? Porque tanto medo do que nos faz bem? Porque tanto medo de nos entregarmos?
Acho que é porque amor nos leva à liberdade e às vezes queremos permanecer presos. Preso ao que já conhecemos, pois o amor, nos faz frágeis, nos faz abrir a guarda e nos mostrar aos outros, pois quando felizes fazemos coisas que normalmente não teríamos coragem. Rimos mais, temos mais força em resolver problemas, ficamos até fisicamente mais belos enfim.
Amar, ser livre, ser feliz, exige coragem, exige pensar por si mesmo, exige libertar-se de toda história de vida que nos é, ao mesmo tempo, inerente e tão aterradora, nos é imposta e ao mesmo tempo nos protege numa falsa impressão de segurança, pois ali ninguém nos fere, até porque é impossível ferir alguém fechado em uma redoma.

Acho que o maior problema para que amemos de verdade está no fato de que amar traz em seu pacote, o dar-se...e dar-se pode nos causar dores que nos parecem irreparáveis... dar-se pode fazer com que o objeto do amor simplesmente passe por cima de nossos sentimentos sem sermos reconhecidos por tal amor. Mas o amor verdadeiro não busca reconhecimento, daí entrarmos em outro ponto: não sabemos amar, mas o que não sabemos mesmo é ser feliz.
Daí a necessidade urgente de aprendermos a amar a nós e aos outros.
Mas principalmente a nós.
Amando-se, nos perdoaremos de todo e qualquer fracasso.
E amaremos aos outros, com coragem, sem reservas.
Porque o inimigo não está no outro. Está em nós mesmos. Na capacidade que temos de nos boicotar.

Esquecemos que somos o personagem principal da nossa história. Somos o mocinho não o bandido. E o mocinho nunca morre no final. No final ele tem a coragem de ser feliz. E vai ser feliz para sempre. Então amemos.Sejamos sim, muito felizes do jeito que for, mais em grande quantidade. Não sejamos nosso próprio algoz.
Para nos fazer sofrer já existem muitas outras coisas, situações e pessoas.
Não tenha medo do desconhecido, do futuro, ele está lá é pra ser vivido.

PAZ E MUITA LUZ. MIRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário