sábado, 6 de março de 2010

Esse final de semana tá druris como diz minha irmã/amiga Mary Lucy.
Continuo pensando sobre realização e felicidade. Pensando só não. Escrevendo também.
Por que será que depositamos a nossa felicidade e realizações nos atos ou na presença de outras pessoas?
Já perceberam que para sermos felizes ou realizados sempre dependemos de alguém ou alguma coisa?
Também quando fracassamos, precisamos igualmente colocar o motivo ou culpa em outros? Esquecemos sempre que somos seres completos e que é de nossos atos ou omissões que nascerão os sucessos ou fracassos, a felicidade ou a dor, a alegria ou a tristeza.
Acontecimentos, pessoas, fatos, podem influenciar para que o nosso sentir seja dessa ou daquela maneira. Mas nunca deveriam ser a razão deste ou daquele sentimento.
Todos nós temos a dificuldades de ficarmos sós. De planejar
os sonhos e o futuro com base na individualidade. Talvez isso se deva também ao fato de que somos desde o nascimento, educados para não olharmos para o nosso próprio umbigo, ensinados a repartir(inclusive as culpas), a não praticar o egoísmo e o narcisismo. Convenhamos que realmentes estas práticas não são de todo saudáveis, mas nada podemos repartir se não tivermos o que repartir e ainda se não conhecemos o que temos a repartir.
Quando observo alguém dizer que a ausência disto ou daquilo a está fazendo infeliz, ou ainda que a iminente ausência a fará muito infeliz( que atire a primeira pedra quem já não passou por isso), sinto aí a verdade dessas minhas opiniões. Temos uma enorme facilidade de nos atrelarmos a outros, de nos acasalar, e no entanto não encontramos satisfação em estarmos acompanhados de nós mesmos. Não encontramos realização em estarmos sós e tirar daí motivos para seguir em frente. Nunca paramos para pensar o que seria de nós sem a presença do que achamos que é a fonte de nossa felicidade. Apenas ficamos agarrados à idéia de que não sabreviveríamos sem a mesma.
Esquecemos sempre que nascemos sós. Somos seres únicos. Divisíveis, porém únicos. Dentro desta mala preta chamada cérebro, está a resposta para todas as nossas indagações(principalmente aquelas que teimamos em não fazer a nós mesmos), está a fonte de todo prazer e satisfação pois nos é dado escolher se isto ou aquilo nos trará alegria ou dor.
Somos livre para escolher, porém acreditamos que escolhendo responsabilizar um terceiro pela nossa felicidade,podemos nos eximir de qualquer responsabilidade sobre nós mesmos, sobre nossos sentimentos.
Cabe somente a nós escolher o modo de viver, a maneira de nos relacionarmos com tudo o que acontece em nossa existência. Não podemos dar aos outros a função de nos trazer bem-estar ou não. Este está dentro de nós. Temos cada um, a capacidade de nos dar prazer independente de qualquer presença ou ausência.
ENTÃO APAIXONE-SE. Por sua vida, por seus projetos. Somente tem a capacidade de gostar e cuidar, quem se gosta e se cuida.
E, se de repente, bater o medo da solidão lembre-se: Nunca estamos sós. O criador está em cada um de nós, pois fomos feito a sua imagem esemelhança.
AFROBEIJOS. PAZ E MUITA MUITA LUZ. MIRIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário