terça-feira, 25 de agosto de 2009

DORES E ALEGRIAS DA MATERNIDADE.


De vez em quando me vem a vontade de reformar a natureza feita pelo Criador. Sempre encontro algo ou alguma coisa que acho estar fora do contexto no universo. Quando se fala de filho então, minha porção Pedro Malasartes aflora e já quero mudar logo... o parto. Calma. Não mudaria muito ou tudo. Apenas acho que deveríamos parir o filho e este já deveria vir com um livrinho de instruções ou pelo menos uma bula.
Muito louco , você ficar nove meses com um filho crescendo na barriga e depois, com o passar do tempo você percebe que ele não é você. Um dos mistérios da maternidade é o cordão umbilical. Essa ligação tão estreita com nosso filho que nos deixamos levar pela idéia de que, uma vez fora da barriga vamos estar ligados ou interligados da mesma forma. Sempre pensei que seria difícil para o feto perder essa ligação, mas hoje vejo que o sofrimento é para a criadora e não para a criatura. Esse cordão, que materialmente é descartável, em nossa mente e principalmente em nossos corações, fica invisível e a gente vai esticando-o ao longo da vida, tentando estar presente em todos os atos e fatos da vida de nossos filhos e de repende quando percebemos já não há mais aquele liame entre os dois.É um pedaço de nós, mas não a nossa continuação. É outro ser humano com características e vontade próprias.
Lindo e doloroso está sendo ver meu filho crescer, apartar-se de mim, ter personalidade. Difícil constatar que meus sonhos não são os dele e aos poucos percebo que a mim não cabe sonhar para ele e sim dirigir seus sonhos e planos, e ainda dirigir com o cuidado necessário para que ele se sinta livre para voar, mas sabendo que tem em mim o porto seguro para onde vai sempre poder voltar. Jocastamente percebo que algum dia, alguém ou alguma coisa vai estar no mesmo grau de importância do que eu em sua vida. Só me resta então dirigi-lo com muito amor, respeito e dando o melhor de mim.
Gosto de atuar, mas sem sombra de dúvida meu melhor personagem é ser mãe. Este papel não tem script. Mas no fundo sei que vai dar tudo certo, pois o diretor deste espetáculo é nada mais nada menos do que o REI DO UNIVERSO.

PAZ E LUZ. MIRIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário