sábado, 6 de março de 2010

MILAGRES

QUEM DE NÓS NÃO ESPERA ALGUM MILAGRE EM SUA VIDA?
ESTAMOS SEMPRE INSATISFEITO COM O QUE TEMOS E ATÉ MESMO QUANDO ALCANÇAMOS UMA META OU REALIZAMOS UM DESEJO, SONHAMOS SEMPRE COM O QUE NÃO POSSUIMOS.
IDOLATRAMOS O INTINGÍVEL.
ESPERANDO ALGUM MILAGRE EM SUA VIDA?
SÓ O FATO DE ESPERAR, DE ACREDITAR QUE VAI ACONTECER, JÁ É UM MILAGRE, POIS VOCÊ ESTÁ AÍ, VIVO, RESPIRANDO, TENDO A OPORTUNIDADE DIVINA DE TER MAIS UM DIA EM SUA ESTADIA TERRENA PRA FAZER DELA O QUE QUISER DENTRO DE SEUS PROPÓSITOS, DE SUA CRENÇA, DE SEU PRAZER.
LEMBRE-SE: NÃO ESTAMOS SÓS.
ALGUÉM ESTÁ NO COMANDO NESTA GRANDE NAVE.

PAZ E LUZ. MIRIS

PAZ


MEU DEUS SERÁ QUE SOU ALCOÓLATRA?

Gente, encontrei essa semana uma daquelas amigas de ginásio que não vemos há muito tempo e a imprensão é que eu estava nos loucos aos 70. Olha o papo:
Nossa, quanto tempo, ainda está no fórum?( tenho uma raiva desta pergunta. Fica parecendo sempre que meu trabalho foi "arranjado" por alguém e não por mérito).
Respondi que sim, que sem trabalho, sem oração e uma cervejinha a vida é inimaginável.
Porque fui responder assim. levei um sermão do tipo: o que é isso. Eu não aacreediitooooooooo. Você ainda bebe cerveja até hoje? Nooosa, com tantas bênçãos em sua vida e você ainda tem coragem de beber? que horror. Lá em casa não entra bebida alcoólica jáhá muito tempo.
Pessoal, fiquei sem reação. Sem querer fazer apologia ao álcool, mas a cervejinha de sexta-feira ás seis horas tem um sabor tão especial para quem gosta e principalmente trabalhou a semana inteira. Sou adepta ao happy hour na sexta-feira. Falar mal de chefe, esquecer o regime, rir, cantar , que me perdoe os psicólogos, psiquiatras, analistas e afins, mas a sexta-feira é fundamental.
Fiquei durante longos e interminaveis segundos sem resposta( e olha que para esta Miris ficar sem resposta a alguma indagação é muito difícl), quando a antiga colega salta esta:
Depois que comecei meu tratamento com os anti-depressivo, vi que beber não é saída para nenhum problema.
Aí relaxei. Percebi pela expressão da mesma que o álcool ingerido depois do trabalho seria muito pouco pra ela. Que a mesma estava "altinha" 7 dias na semana. A diferença é que os ( muitos respeitados) doutores da medicina podem prescrever drogas muito mais fortes a título de tratamento, a pessoa pode ficar dopada com aval da medicina vinte e quatro horas e não entende o que é prazer, ou viver com prazer.
Diante do discurso, vi que o máximo que eu podia fazer era concordar e sair dali o mais rápido que eu pudesse.
Imagino que ficarei com o estigma de drogada. Mas só porque a minha droga é de livre comércio. Sem receita.
AFROBEIJOS. MIRIS

INVEJA

Li em algum lugar que o invejoso não quer o que você tem, e sim, não quer é que você tenha alguma coisa.
Acho isso uma grande verdade. Quando queremos ter o que o outro tem, abre aí um leque de opções de comportamento: Podemos nos espelhar na luta empreitada pelo outro e chegar ao resultado comum ou então deixar fluir o nosso lado negro, destilando o veneno existente em todo ser humano e achando que a pessoa invejada nunca é merecedora do que se tem ou do que é.
Interessante, notar que a pessoa que sente inveja da outra também nunca esta entre o rol de inimigos declarados. A aproximação ao outro é uma de suas metas. Quer estar sempre por perto e seus comentários e sugestões nem sempre deixam transparecer o exato sentido do que se quer dizer.
Por isso, é que precisamos sempre elevar os nossos pensamentos aos céus e pedir sempre pelos nossos inimigos ocultos. Estes são os mais difíceis de enfrentar, pois muitas vezes não sabemos quem são ou onde estão.
AFROBEIJOS, AFROABRAÇOS E MUITA LUZ. MIRIS
Esse final de semana tá druris como diz minha irmã/amiga Mary Lucy.
Continuo pensando sobre realização e felicidade. Pensando só não. Escrevendo também.
Por que será que depositamos a nossa felicidade e realizações nos atos ou na presença de outras pessoas?
Já perceberam que para sermos felizes ou realizados sempre dependemos de alguém ou alguma coisa?
Também quando fracassamos, precisamos igualmente colocar o motivo ou culpa em outros? Esquecemos sempre que somos seres completos e que é de nossos atos ou omissões que nascerão os sucessos ou fracassos, a felicidade ou a dor, a alegria ou a tristeza.
Acontecimentos, pessoas, fatos, podem influenciar para que o nosso sentir seja dessa ou daquela maneira. Mas nunca deveriam ser a razão deste ou daquele sentimento.
Todos nós temos a dificuldades de ficarmos sós. De planejar
os sonhos e o futuro com base na individualidade. Talvez isso se deva também ao fato de que somos desde o nascimento, educados para não olharmos para o nosso próprio umbigo, ensinados a repartir(inclusive as culpas), a não praticar o egoísmo e o narcisismo. Convenhamos que realmentes estas práticas não são de todo saudáveis, mas nada podemos repartir se não tivermos o que repartir e ainda se não conhecemos o que temos a repartir.
Quando observo alguém dizer que a ausência disto ou daquilo a está fazendo infeliz, ou ainda que a iminente ausência a fará muito infeliz( que atire a primeira pedra quem já não passou por isso), sinto aí a verdade dessas minhas opiniões. Temos uma enorme facilidade de nos atrelarmos a outros, de nos acasalar, e no entanto não encontramos satisfação em estarmos acompanhados de nós mesmos. Não encontramos realização em estarmos sós e tirar daí motivos para seguir em frente. Nunca paramos para pensar o que seria de nós sem a presença do que achamos que é a fonte de nossa felicidade. Apenas ficamos agarrados à idéia de que não sabreviveríamos sem a mesma.
Esquecemos sempre que nascemos sós. Somos seres únicos. Divisíveis, porém únicos. Dentro desta mala preta chamada cérebro, está a resposta para todas as nossas indagações(principalmente aquelas que teimamos em não fazer a nós mesmos), está a fonte de todo prazer e satisfação pois nos é dado escolher se isto ou aquilo nos trará alegria ou dor.
Somos livre para escolher, porém acreditamos que escolhendo responsabilizar um terceiro pela nossa felicidade,podemos nos eximir de qualquer responsabilidade sobre nós mesmos, sobre nossos sentimentos.
Cabe somente a nós escolher o modo de viver, a maneira de nos relacionarmos com tudo o que acontece em nossa existência. Não podemos dar aos outros a função de nos trazer bem-estar ou não. Este está dentro de nós. Temos cada um, a capacidade de nos dar prazer independente de qualquer presença ou ausência.
ENTÃO APAIXONE-SE. Por sua vida, por seus projetos. Somente tem a capacidade de gostar e cuidar, quem se gosta e se cuida.
E, se de repente, bater o medo da solidão lembre-se: Nunca estamos sós. O criador está em cada um de nós, pois fomos feito a sua imagem esemelhança.
AFROBEIJOS. PAZ E MUITA MUITA LUZ. MIRIS

sexta-feira, 5 de março de 2010

CARIDADE

Estou relendo um livro de um ser humano maravilhoso de nome Jerônimo Mendonça e quero compartilhar com vocês um pouco da energia maravilhosa que os escritos de Jerônimo sempre me dá:

"QUANTO MAIS PENSARMOS NA NOSSA DOR, MAIS ELA TENDE A AUMENTAR.
o PENSAMENTO É FORÇA PODEROSA E NÓS NÃO IGNORAMOS ISSO. SE PENSARMOS NA NOSSA TRAGÉDIA, ESTAREMOS MULTIPLICANDO EM NÓS OS MOTIVOS DAS NOSSAS CATÁSTROFES EM PROPORÇÃO ASTRONÔMICA. ENTRETANTO, SE NOS DEDICARMOS A ENXUGAR AS LÁGRIMAS ALHEIA, A NOSSA SE ENXUGARÁ PELAS MÃOS INTANGÍVEIS DOS BENFEITORES. sE PROCURARMOS CUIDAR DOS SOFRIMENTOS DOS NOSSOS SEMELHANTES, OS NOSSOS SOFRIMENTOS SERÃO DISSIPADOS OU QUASE ESQUECIDOS".

Caridade sempre!
PAZ, LUZ E AFROBEIJOS. MIRIS

UM POUQUINHO DE PINK FLOYD

...."Tenho que admitir que estou um pouco confuso
Às vezes me parece que eu estou sendo usado
Preciso ficar acordado
Preciso tentar e sacudir esse mal-estar rastejante
Se não estou pisando em meu próprio chão
Como posso encontrar a saída deste labirinto?

Surdo, mudo e cego, você apenas continua fingindo
Que todo mundo é dispensável
E ninguém teve um amigo de verdade
E parece que para você
A solução seria isolar o vencedor
E você acredita de coração, que todo mundo é um assassino.

Quem nasceu numa casa cheia de dor?
Quem foi educado a não cuspir no ventilador?
Quem foi que disse o que devemos fazer pelo homem?
Quem foi à falência através de pessoal treinado?
Quem estava usando colarinhos e correntes?
Quem cedeu um assento no banco das testemunhas?.."


Trecho de uma das melhores músicas da melhor banda de rock do planeta...são 17 minutos de puro prazer sentido em cada batida, em cada acorde,em cada solo -
Essa música é simplesmente Sensacional!!

Dogs-Pink Floyd
PAZ E LUZ. MIRIS

SEM TEMPO

Gosto muito da frase "viva hoje como se fosse o último dia de sua vida".
Na minha opinião nada se repete, nem o dia, nem as situações,nada.
É horrivel ter a oportunidade de viver mais um dia, dada pelo CRIADOR, e ver o quanto de coisas deixamos para trás, sem resolver. Ficamos atrelados à idéia de planejar o futuro e esquecemos que sem zerarmos o passado, não há como viver o futuro. Se vivemos uma situação , que nada verdade foi "empurrada" por nós para o dia de hoje, essa situação não é o futuro, é o seu passado que não foi resolvido ou não foi vivido em toda sua plenitude. Não há como ir em frente se não fecharmos as janelas deixadas abertas. Essas janelas são todas as coisas que não resolvemos por falta de tempo( e quem não tem?), comodismo, medo(esse é o campeão dos motivos de deixarmos de resolver problemas ou finalizar alguma coisa) e principalmente da idéia errônea que a nós é dado escolher o quanto de tempo será vivido aqui. Esquecemos sempre que somos apenas peças deste grande tabuleiro de xadrez e quem joga, apesar de nos amar muito,é que tem o poder de nos dar e dispor a vida( mas só recebemos o que merecemos).

Então, neste dia, vamos todos tentar desatar os nós deixados pelo ontem?
Aquela discussão que acabou sem nada ter resolvido, aquela mágoa que está azedando as relações, aquele telefonema só pra dizer: desculpe ou tô com saudades ou posso ajudar ou me ajude ou conte comigo ou quero isso assim ou não quero isso assim ou não posso pagar tudo, mas vou dar um pouco da dívida(pouquinho mesmo, rsrsrs) ou não te quero mais ou volta mim...
Sabe aquelas soluções que sabemos existir, mas que por um motivo ou pro outro não a colocamos em prática? Vamos tentar hoje? Muita energia e coragem pra nós todos.
PAZ E LUZ. MIRIS

A TODOS QUE AMO

Dispa-se de seus dogmas e preconceitos que lhe tiram a liberdade de ser.
Dispa-se de medos e inseguranças que lhe impedem de prosseguir.
Dispa-se de suas culpas e saudosismos que lhe prendem ao passado.
Dispa-se de seus rancores e mágoas que lhe impedem de olhar para o futuro.
Dispa-se de seus ódios e raivas que lhe impedem de amar.
Dispa-se de seu orgulho e de seu ego que lhe impedem de conviver.
Dispa-se de suas tristezas e frustrações que lhe impedem a felicidade.
Dispa-se da inveja e da cobiça que lhe impedem de conseguir mais.
Dispa-se da maledicência e das palavras duras que o impedem de ser amado.
Vista-se apenas de você mesmo!
E, finalmente, siga em rumo à plenitude de ascender para uma evolução humana e espiritual!
Dispa-se!


Esta mensagem não foi escrita por mim, mas é o que desejo a todos vocês hoje.
PAZ E MUITA LUZ. MIRIS

PORQUE NÃO SABEMOS SER FELIZ?

Porque será que não sabemos ser feliz? Outro dia li em algum lugar que não sabemos nem receber elogios. e é verdade. Já observaram que se algue´m elogia nossa roupa dizemos: é velha. Se é o cabelo, dizemos logo: nossa não sei porque está tão sujo. Queremos o melhor. Sonhamos com o melhor, mas quando ele chega não sabemos o que fazer com tamanha felicidade.
Penso que não temos é coragem de sermos felizes. Já observaram quantos casais quando chegam em um momento de suas vidas que poderiam ser mais unidos, pois realizaram juntos tantas coisas se separam? Ás vezes nem se separam de fato, mas se separam de sonhos, de projetos, de planos.
Porque magoamos tanto alguém, quando este alguém se torna importante para nós apenas para o afastarmos, já que ao invés de pensarmos que somos felizes, ficamos pensando que ainda seremos felizes? Porque será que nos apegamos tanto a esteriótipos existentes e não nos orgulhamos de estar dando o nosso próprio exemplo de como ser feliz a nosso modo, do nosso jeito? É como estar ganhando uma partida jogando com 10 jogadores, mesmo as pessoas achando que é improvável a vitória e de repente o vencedor começa a acreditar que não vai ser capaz e entrega o jogo.
Porque tanto medo de ser feliz? Porque tanto medo do que nos faz bem? Porque tanto medo de nos entregarmos?
Acho que é porque amor nos leva à liberdade e às vezes queremos permanecer presos. Preso ao que já conhecemos, pois o amor, nos faz frágeis, nos faz abrir a guarda e nos mostrar aos outros, pois quando felizes fazemos coisas que normalmente não teríamos coragem. Rimos mais, temos mais força em resolver problemas, ficamos até fisicamente mais belos enfim.
Amar, ser livre, ser feliz, exige coragem, exige pensar por si mesmo, exige libertar-se de toda história de vida que nos é, ao mesmo tempo, inerente e tão aterradora, nos é imposta e ao mesmo tempo nos protege numa falsa impressão de segurança, pois ali ninguém nos fere, até porque é impossível ferir alguém fechado em uma redoma.

Acho que o maior problema para que amemos de verdade está no fato de que amar traz em seu pacote, o dar-se...e dar-se pode nos causar dores que nos parecem irreparáveis... dar-se pode fazer com que o objeto do amor simplesmente passe por cima de nossos sentimentos sem sermos reconhecidos por tal amor. Mas o amor verdadeiro não busca reconhecimento, daí entrarmos em outro ponto: não sabemos amar, mas o que não sabemos mesmo é ser feliz.
Daí a necessidade urgente de aprendermos a amar a nós e aos outros.
Mas principalmente a nós.
Amando-se, nos perdoaremos de todo e qualquer fracasso.
E amaremos aos outros, com coragem, sem reservas.
Porque o inimigo não está no outro. Está em nós mesmos. Na capacidade que temos de nos boicotar.

Esquecemos que somos o personagem principal da nossa história. Somos o mocinho não o bandido. E o mocinho nunca morre no final. No final ele tem a coragem de ser feliz. E vai ser feliz para sempre. Então amemos.Sejamos sim, muito felizes do jeito que for, mais em grande quantidade. Não sejamos nosso próprio algoz.
Para nos fazer sofrer já existem muitas outras coisas, situações e pessoas.
Não tenha medo do desconhecido, do futuro, ele está lá é pra ser vivido.

PAZ E MUITA LUZ. MIRIA

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CRIANÇAS NEGRAS USADAS COMO ISCAS DEJACARÉ- TORTURA NA ESCRAVIDÃO

Por Walter Passos, historiador, teólogo e membro da COPATZION (Comunidade Pan-Africanista de Tzion). Pseudônimo: Kefing Foluke. E-mail: walterpassos21@yahoo.com.br
Skype: lindoebano

A história da escravidão precisa ser recontada sem esconder os atos de desumanidade e humilhação que passaram os nossos ancestrais concomitantemente com a resistência impetrada de heroísmo que permitiram a nossa sobrevivência em terras estranhas. Há um esquecimento premeditado das diversas facetas do cotidiano do escravizado, e muitos professores evitam falar das torturas sofridas pelos nossos antepassados, alegando que as nossas crianças já passam por diversos sofrimentos e relembrar fatos de extrema violência perpetrados pelo homem branco cristão escravizador afetará a auto-estima da criança e servirá de chacota em salas de aula. Os educadores estão errados, porque a história não deve e nem pode ser escondida e remodelada conforme os gostos dos acadêmicos que vivem enfeitando a escravidão para suprir a falsa democracia racial. Na história da escravidão ocorreram diversas torturas independentes de gênero e idade. As mais horripilantes se referem às crianças pretas e, na memória dos africanos nos Estados Unidos remete quando foram usadas como iscas para jacarés na Flórida


Logo após a guerra civil americana foram criadas diversas imagens retratando o horror da escravidão como uma afronta ao povo preto, especialmente as lembranças de Iscas feitas com crianças pretas. Nesta imagem ao lado reparem como a imagem da criança é animalesca.
As imagens são temáticas de jacarés. A análise de uma grande coleção de artefatos com imagens de africanos pelos racistas americanos revela vários temas de interesse comum. Um deles é o retrato do povo negro (muitas vezes nu), em especial as crianças, como alimento para os jacarés. Imagens de negros como "iscas de jacaré" pode ser encontrado em gravuras, postais, e mesmo na publicidade de produtos. Alguns modernos itens ainda conectam as pessoas negras aos jacarés famintos.

Abaixo estão expostas algumas imagens que refletem a violência racial e os seus próprios olhos te ajudarão refletir sobre os objetivos humilhantes que serviram para atacar todo um povo afro-diásporico:



Na campanha presidencial dos Estados Unidos no ano passado na convenção nacional do partido republicano um representante da Flórida foi com um chapéu de jacaré relembrando esse massacre do povo preto. Repare os detalhes e tire a sua própria conclusão:

É um chapéu de jacaré, com um boneco semelhante ao candidato presidencial Barack Obama nas mandíbulas.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

NINGUÉM MORRE. DESPERTA-SE DO SONHO DA VIDA.

Difícil essa coisa de morte não é? Estou dizendo isso, porque fiquei sabendo de mais um cidadão de Cristais que suicidou-se.Para quem não sabe Cristais é uma pitoresca cidade aqui do centroeste mineiro com altíssimo indice de suicidio. Não sei das estatísticas oficiais, mas a cada notícia de um suicídio por lá fico estarrecida. E agora, fico sabendo que uma cidadã que nem lá reside mais , ceifou a vida com as próprias mãos. Loucura loucura loucura. Quão grande deve ser o desespero de alguém para olhar em frente e ver a saída. Quão solitário deve ser o momento da tamada de decisão. Quão desesperador também. Quem nunca passou por momentos de extrema opressão e querência de "acabar com tudo isso". Quem nunca se imaginou fora do contexto, pensando que sem sua presença física tudo sairia ou ficaria melhor?
É preciso muita coragem para passar do pensamento à ação.
Mas não seria suicídio também a inércia? O não tomar decisões. Não tomar partido. Não se meter. Não opinar. Não pensar. O não querer tomar as rédeas de sua vida e seguir em frente. Respirar não é viver. Respirar é passivo. Viver é ativo. É difícil. É doloroso. Tem que se ter muita coragem para viver.
Mas muito mais coragem para morrer.
Mas como dizia o poeta Raul Seixas:
VIVER É MORRER. MORRER TODOS OS DIAS PARA TUDO AQUILO QUE LUTAMOS PARA ALCANÇAR E ACUMULAMOS... NINGUÉM MORRE, DESPERTA-SE DO SONHO DA VIDA.
MUITA PAZ MUITA LUZ E MILHÕES DE AFROBEIJOS. MIRIS

terça-feira, 20 de outubro de 2009

UM POUCO DA NOSSA LUTA













Photobucket

Sobre CULTURA AFRO-BRASILEIRA


A despeito de mais de três séculos de escravismo e de inúmeras tentativas de obliteração social e simbólica, a matriz cultural afro-brasileira resistiu ao domínio das elites, influenciando campos tão diversos como a língua, religião, música, dança, culinária e literatura brasileiras. Essa cultura não está hoje segregada na sociedade brasileira: brancos, negros, mestiços assumem esses aportes como parte integrante de sua cultura.

Inicialmente, todas manifestações culturais afro-brasileiras foram desprezadas, desestimuladas e perseguidas porque não eram parte do universo cultural europeu e porque eram produzidas por escravos e seus descendentes. Entretanto, a partir do século XX, as expressões culturais afro-brasileiras começaram a ser gradualmente aceitas, admiradas e celebradas pelas elites brasileiras como expressões artísticas genuinamente nacionais. Nem todas manifestações culturais foram aceitas ao mesmo tempo. O samba foi uma das primeiras expressões da cultura afro-brasileira a ser admirada quando ocupou posição de destaque na música popular.

Posteriormente, o governo da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas desenvolveu políticas de incentivo do nacionalismo nas quais a cultura afro-brasileira encontrou caminhos de aceitação oficial. Por exemplo, os desfiles de escolas de samba ganharam nesta época aprovação governamental através da União Geral das Escolas de Samba do Brasil fundada em 1934.

Outras expressões culturais seguiram o mesmo caminho. A capoeira, que era considerada forma de briga de bandidos e marginais, foi apresentada, em 1953, por mestre Bimba ao presidente Getúlio Vargas que então a chamou de "único esporte verdadeiramente nacional".

Durante a década de 1950, as perseguições às religiões afro-brasileiras diminuíram e a Umbanda passou a ser seguida pela classe média carioca[2]. Na década seguinte, as religiões afro-brasileiras passaram a ser celebradas pela elite intelectual branca.

Em 2003, foi promulgada a lei nº 10.639 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), passando-se a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluam no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira.

TEXTO DO GRUPO CULTURA AFRO BRASILEIRA

PAZ E LUZ. MIRIS



NÃO SE CONSEGUE AMAR SE NÃO AMAR-SE


Um certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e antes que ela desabrochasse, ele a examinou.
Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou:
"Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?"
Entristecido por esse pensamento, ele se recusou a regar a rosa e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu.
É assim com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos espinhos de nossas faltas.
Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nós, e, consequentemente, isso morre.
Nós nunca percebemos nosso potencial. Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas. Alguém mais deve mostrá-la a elas.
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.
Esta é a característica do amor, olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.
Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.
Se nós mostramos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus espinhos.
Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.

Autor desconhecido
PAZ E MUITA LUZ. AFROBEIJOS MIRIS

VALEU ZUMBI- MAIS UMA CONQUISTA

Ministério Público pode mover ação por preconceito:

Luiz Alberto é o primeiro autor da proposição que se tornou Lei

A Lei nº 12.033, sancionada em 29/09/2009, torna pública condicionada à representação do ofendido, em lugar de privada, a ação para processamento de crime de injúria, quando a ofensa atingir a raça, a cor, a etnia, a religião, a origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A nova lei é resultado de uma proposição inicialmente apresentada na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Luiz Alberto (PT/BA).

O Deputado Federal Paulo Rocha (PT/PA) reapresentou a proposição em fevereiro de 1999, que tramitou como PL 36/1999. Na justificativa deste Projeto de Lei, Paulo Rocha registra a importância da mudança no Código Penal: “a presente proposição, que já foi apresentada pelo nobre Deputado Luiz Alberto em 1997, sob o nº 3.540, continua a exigir regulamentação” .

Luiz Alberto também reapresentou a matéria, que tramita como PL 4843/2001. Para o petista baiano, “o importante é que a partir da sanção da lei as pessoas, especialmente as mais pobres, têm um poderoso instrumento a seu favor contra a discriminação”. Luiz Alberto também ressalta que o Projeto de Lei foi uma sugestão do Ministério Público da Bahia.

A mudança no Código Penal amplia o caráter democrático no acesso a justiça em relação a estes crimes de injúria, pois não será mais necessário contratar um advogado para processar criminalmente o ofensor. A pessoa que se sentir ofendida vai poder fazer uma representação ao Ministério Público que, se entender que é cabível, vai se incumbir de promover a ação.

paz e luz. MIRIS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

UM POQUITO DE POESIA

Duerme Negrito

Mercedes Sosa

Duerme, duerme, negrito
Que tu mama está en el campo, negrito
Duerme, duerme, mobila
Que tu mama está en el campo, mobila
Te va traer codornices
Para ti.
Te va a traer rica fruta
Para ti
Te va a traer carne de cerdo
Para ti.
Te va a traer muchas cosas
Para ti.
Y si el negro no se duerme
Viene el diablo blanco
Y zas le come la patita
Chacapumba, chacapumba, apumba, chacapumba.
Duerme, duerme, negrito
Que tu mama está en el campo,
Negrito
Trabajando
Trabajando duramente, (Trabajando sí)
Trabajando e va de luto, (Trabajando sí)
Trabajando e no le pagan, (Trabajando sí)
Trabajando e va tosiendo, (Trabajando sí)

Para el negrito, chiquitito
Para el negrito si
Trabajando sí, Trabajando sí

Duerme, duerme, negrito
Que tu mama está en el campo
Negrito, negrito, negrito.

VOLTEI

Nossa, não percebi o quanto estive fora. Estou focada no livro, que eu pretendo(ia) terminar até novembro. Não sei se vai dar. Boas coisas aconteceram nesta quinzena sem postagem. Acontecimentos felizes são prenuncios de outros nem tanto. Pessoas queridas se foram, pessoas queridas QUASE se foram, O planeta cada dia respondendo mais aos nossos maus tratos.
E o crack, a besta do apocalipse continua por aí a nos assombrar e a dinamitar nossas familias. Mas como pau de dar em doido que sou, voltei.
Ah! e o curso de relações etnico racial é melhor do que a enconmenda.
AFROBEIJOS. PAZ E LUZ. MIRIS

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CASA DA CULTURA NEGRA DE VIÇOSA

Foi anunciado ontem, 11 de setembro em Viçosa a construção da Casa da Cultura Negra de Viçosa, projeto da UFV –Universidade Federal de Viçosa.
O evento era para dar os passos no lançamento do Conselho Igualdade Racial do município.Estiveram presentes o prefeito Raimundo Nonato, Prof.Bento representando o reitor da UFV, o vereador Marcos Nunes(PT), o Secretario de Turismo de Viçosa Andres, Alexandre Braga e Terezinha Ferreira, ambos da UNEGRO e Venessa do DCE UFV.
Viçosa saiu na frente. É chegada a hora de nos juntarmos e passar do sonho de promover a nossa cultura negra para a articulação concreta na política local.
Somos tão invisíveis nesta cidade, que em nosso magnífico museu não há espaço ou memórias de nossos antepassados que tanto fizeram para que esta maravilhosa Campo Belo fosse o que é hoje e herdamos um legado tão rico que é a nossa cultura negra nos subúrbios e arredores da cidade.Que o Pai celeste nos dê forças.
AFROBEIJOS. PAZ E LUZ. MIRIS

terça-feira, 1 de setembro de 2009

TÁ FEITO. AGORA É SAIR DO PAPEL.

RETO Nº 45.156, DE 26 DE AGOSTO DE 2009 Regulamenta a Lei nº 18.251, de 7 de julho de 2009, que cria o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dá outras providências.

DECRETO Nº 45.156, DE 26 DE AGOSTO DE 2009.

Regulamenta a Lei nº 18.251, de 7 de julho de 2009, que cria o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição que lhe confere o inciso VII do art. 90, da Constituição do Estado, e tendo em vista o disposto na Lei nº 18.251, de 7 de julho de 2009,

DECRETA:

Art. 1º O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial - CONEPIR - órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e propositivo, criado pela Lei nº 18.251, de 7 de julho de 2009, será regulamentado por este Decreto.

Parágrafo único. O CONEPIR tem por finalidade propor políticas que promovam a igualdade racial no que concerne aos segmentos étnicos minoritários do Estado, com ênfase na população negra, indígena e cigana, para combater a discriminação racial, reduzir as desigualdades sociais, econômicas, financeiras, políticas e culturais e ampliar o processo de participação social.

Art. 2º Compete ao CONEPIR:

I - formular critérios e parâmetros para a implementação de políticas que assegurem o acesso à terra, à habitação, à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalizaçã o e à assistência social aos negros e a outros segmentos étnicos da população do Estado;

II - propor estratégias de avaliação, acompanhamento e fiscalização, bem como participar do processo deliberativo de diretrizes das políticas de promoção da igualdade racial, fomentando a inclusão da dimensão racial nas políticas públicas desenvolvidas em âmbito estadual;

III - realizar estudos, debates e pesquisas sobre a situação da população negra, indígena e cigana e de outros segmentos étnicos da população do Estado;

IV - zelar pela diversidade cultural da população mineira, especialmente pela preservação da memória e das tradições africanas e afro-brasileiras, indígenas, ciganas e dos quilombolas, constitutivas da formação histórica e social do povo mineiro;

V - acompanhar e propor medidas de proteção a direitos violados ou ameaçados de violação por discriminação racial e demais formas de intolerância;

VI - propor, em parceria com organismos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, a identificação de sistemas de indicadores, com o objetivo de estabelecer metas e procedimentos, com base nesses índices, para monitorar a aplicação das atividades relacionadas com a promoção da igualdade racial no Estado;

VII - definir suas diretrizes e programas de ação, em consonância com os objetivos governamentais pactuados no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI -, no Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG - e na Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO; e

VIII - elaborar seu regimento interno e estatuto eleitoral e decidir sobre as alterações propostas por seus membros.

Parágrafo único. É facultado ao CONEPIR propor a realização de seminários ou encontros regionais, sobre temas constitutivos de sua agenda, com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados.

Art. 3º O CONEPIR poderá organizar-se em câmaras setoriais, cada qual incumbida de executar as competências descritas no art. 2º, no que diz respeito ao segmento social sob sua responsabilidade.

Art. 4º A política de promoção da igualdade racial, a ser elaborada pelo CONEPIR, em consonância com os programas do governo do Estado, será efetivada por meio de:

I - programas e serviços sociais básicos de educação, saúde, esporte, cultura, lazer, capacitação profissional e outros que assegurem a plena inserção socioeconômica dos cidadãos excluídos por razões étnicas, com ênfase nas comunidades negra, indígena e cigana;

II - programas de assistência social em caráter supletivo aos previstos no inciso I, para aqueles que dela necessitarem; e

III - programas de ações afirmativas.

Art. 5º O CONEPIR, com composição paritária entre o poder público e a sociedade civil, é integrado por vinte e dois membros e seus respectivos suplentes, designados pelo Governador, composto pela seguinte representação:

I - onze representantes dos seguintes órgãos governamentais:

a) Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA;

b) Secretaria de Estado de Cultura - SEC;

c) Secretaria de Estado de Defesa Social - SEDS;

d) Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana - SEDRU;

e) Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE;

f) Secretaria de Estado de Educação - SEE;

g) Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - SEEJ;

h) Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG;

g) Secretaria de Estado de Saúde - SES;

h) Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais - ITER; e

i) Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - ALMG.

II - onze representantes de entidades da sociedade civil organizada, inclusive negros, ciganos e índios, com atuação estadual ou regional, sendo:

a) seis representantes da população negra;

b) dois representantes dos povos indígenas;

c) um representante da comunidade cigana; e

d) dois representantes de outras etnias.

SS 1º As entidades a que se refere o inciso II deverão ter representação regional em pelo menos três municípios e, no mínimo, dois anos de existência.

SS 2º O mandato dos representantes da sociedade civil pertencerá às entidades a que estejam vinculados, ficando extinto na hipótese de o representante se desligar da entidade.

SS 3º O Ministério Público do Estado participará das reuniões do CONEPIR como convidado, em caráter permanente, sem direito a voto.

SS 4º As secretarias de Estado sem representação no CONEPIR poderão participar, como convidadas, em reuniões que tratem de temas relacionados com sua área de atuação.

SS 5º Os conselheiros terão mandato de três anos, admitindo- se uma única recondução.

SS 6º O exercício da função de conselheiro é considerado de interesse público relevante e não será remunerado a qualquer título.

SS 7º Não preenchida vaga de quaisquer das representações, caberá ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Social indicar um representante com notória atuação no respectivo segmento.

SS 8º Para os efeitos da representação da comunidade negra, deverão ser contemplados os segmentos organizados dos quilombolas, mulheres negras, movimento negro, juventude negra e religiões de matriz africana com adeptos de origem negra.

Art. 6º Será instituída Comissão de Acompanhamento do Processo de Composição do CONEPIR, composta por 03 (três) membros, a serem indicados pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, para coordenar o primeiro processo de composição do CONEPIR.

SS 1º As entidades da sociedade civil interessadas em compor o Conselho deverão protocolar em até 30 (trinta) dias, a contar da publicação do presente Decreto, no setor de cadastro da SEDESE, a seguinte documentação, como pré-requisito à candidatura ao CONEPIR:

I - ofício dirigido ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, solicitando a habilitação da entidade para participar do processo seletivo do CONEPIR;

II - atestado de funcionamento da entidade há pelo menos 02 (dois) anos;

III - relatório de atividades que comprovem a sua atuação institucional com a igualdade racial em pelo menos 03 (três) Municípios;

IV - ata de fundação da entidade;

V - ata de eleição da diretoria atual; e

VI - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ -, Cadastro de Pessoas Físicas - CPF - e Registro Geral - RG - do presidente da entidade.

SS 2º As entidades interessadas em participar apenas do processo eleitoral da composição do CONEPIR deverão protocolar em até 30 (trinta) dias, a contar da publicação do presente Decreto, no setor de cadastro da SEDESE, a seguinte documentação:

I - ofício dirigido ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, solicitando a habilitação exclusiva para participar do processo eleitoral;

II - atestado de funcionamento da entidade há pelo menos 02 (dois) anos;

III - relatório de atividades que comprovem a sua atuação institucional com a igualdade racial em pelo menos 03 (três) Municípios;

IV - ata de fundação da entidade;

V - ata de eleição da diretoria atual; e

VI - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ -, Cadastro de Pessoas Físicas - CPF - e Registro Geral - RG - do presidente da entidade.

SS 3º A Comissão instituída pelo caput do art. 6º deverá analisar a documentação e expedir, em até 5 (cinco) dias, ato de habilitação para entidades candidatas à composição do CONEPIR e ato de habilitação para entidades aptas a votar no processo eleitoral, com a devida publicação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

SS 4º Após a habilitação das entidades, a Comissão deverá convocar, com 10 (dez) dias de antecedência, a contar da publicação da habilitação no Diário Oficial de Minas Gerais, cada um dos segmentos étnicos definidos no parágrafo único do art. 1º, de forma pública e distinta, para que sejam indicadas as entidades e seus respectivos representantes.

SS 5º Caberá à Comissão operacionalizar o processo eleitoral previsto na Lei 18.251, de 2009 e regulamentado por este Decreto.

SS 6º As entidades eleitas e seus respectivos representantes e suplentes serão comunicados ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, por meio de ata, devidamente assinada pelos participantes do processo de seleção de cada segmento.

SS 7º Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão, que será extinta com o término do processo da primeira eleição do CONEPIR.

Art. 7º A eleição da Mesa Diretora do CONEPIR, composta pelo Presidente, pelo Vice-Presidente e pelo Secretário-Geral, será realizada entre seus membros, para mandatos com duração de um ano, admitindo-se uma recondução, observado o prazo limite do mandato do conselheiro.

Parágrafo único. O mandato dos membros da Mesa Diretora será exercido conforme dispuser o regimento interno e o estatuto eleitoral do CONEPIR, sendo a Mesa sempre conjuntamente integrada por representantes governamentais e representantes da sociedade civil.

Art. 8º A primeira eleição para composição da Mesa Diretora do CONEPIR, composta por um Presidente, por um Vice-Presidente e por um Secretário-Geral, será realizada na primeira reunião de posse dos conselheiros, a ser convocada pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

SS 1º Cada representante votará, em escrutínio secreto, em um único nome para cada um dos três cargos, sendo considerado eleito aquele mais votado para cada cargo.

SS 2º Para efeito da primeira eleição da Mesa Diretora do CONEPIR, é vedado o voto por procuração.

SS 3º Caberá à Mesa Diretora do CONEPIR coordenar o processo de elaboração e aprovação do Regimento Interno e Estatuto Eleitoral, no prazo de 90 (noventa) dias contados da posse da primeira Mesa Diretora.

Art. 9º Caberá ao Conselho criar Câmaras Técnicas para tratar de outras etnias ou temas considerados estratégicos à política de igualdade racial em Minas Gerais.

Art. 10. A SEDESE prestará assessoramento e apoio técnico ao CONEPIR, devendo designar corpo técnico necessário ao bom andamento de sua missão institucional.

Art. 11. Ficam revogados os Decretos nº 28.071, de 12 de maio de 1988, e nº 30.578, de 05 de dezembro de 1989.

Art. 12. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 26 de agosto de 2009; 221º da Inconfidência Mineira e 188º. da Independência do Brasil.

AÉCIO NEVES

Danilo de Castro

Renata Vilhena

Agostinho Patrús Filho

AGORA É LUTAR PARA QUE A MILITÂNCIA NÃO FIQUE SÓ NO FILOSOFISMO. E QUE VENHA CONSELHOS MUNICIPAIS EM TODA NOSSA MINAS GERAIS.

AFROABRAÇOS. PAZ E LUZ. MIRIS

INDIGNAÇÃO. ATÉ QUANDO...?

ATÉ QUANDO?

Até quando vamos calar diante de violações que são feitas à gente negra... sempre com “muito boas” intenções???

Marco Nanini, o Lineu de “A grande família”, passou pelo photoshop e virou negro. Ele cedeu sua imagem para que fosse modificada para o cartaz do festival “Back2black”, que acontecerá na Estação de trem Leopoldina, no Rio, a partir da próxima sexta-feira (28 de agosto). O slogan do festival que discute a África em conferencias e shows é “Um dia todos nós fomos negros”.

A imagem do ator fantasiado de gente de cor, pode ser vista em Geledés - http://www.geledes.org.br/destaques/back2black-festival.html

É...
Como se...
os mais de 50% de negros do Brasil não tivessem ninguém para representar a “raça” humana, os brasileiros ou os cariocas

Como se...
todo um esforço feito, historicamente por Zezé Motta (e parceiros/as), ao criar e segurar o CIDAN, não significasse nada em termos de atores e referências negras

Como se...
toda a produção de Zózimo Bulbul (inclusive a recente) não significassem nada para a cultura do País

Como se...
os registros do fotógrafo Januário Garcia sobre os “’25 Anos do Movimento Negro” e sobre os “Negros na Diáspora da América Latina” fossem apenas livros em papel couchê para mesas de executivos, para impressionar ou fazer rir seus com clientes

Como se...
Léa Garcia, Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Elisa Lucinda, Cléa Simões, Isaura Bruno e tantos e tantas não tivessem carisma, competência, presença cênica, no melhor significado da palavra

Como se...
Abdias Nascimento, também ator, com a lucidez de seus 95 anos e, ao menos, 70 de luta, não tivesse uma singela imortalidade merecida com a homenagem que acaba de lhe fazer a Assembléia Legislativa, através do deputado Paulo Ramos, eternizando, no Rio de Janeiro, o dia do Ativista, dia de seu nascimento, 14 de março

Como se...
as tantas instituições de luta anti-racista fossem apenas autorizações formais de funcionamento, como não são as autorizações bancárias que lucram, lucram, lucram

Como se...
os “embrulhos” que se amontoam nas calçadas da cidade do Rio de Janeiro e em outras capitais, especialmente à noite, não fossem serem humanos dos quais se tiram todos os mais altos impostos para sustentar esse País de mensalões e sir-neis

A essa gente que serve ao sistema e aos racistas, só tem uma saída: a implosão! Se explodir vai espalhar sujeira demais para todos os lados!

da Coordenação de MLG

Diante disso, só revendo “A negação do Brasil: o negro na telenovela Brasileira”, de Joel Zito Araújo, especialmente entorno da página 90 que trata do primeiro ator branco a se pintar de negro.

Vale rever a afronta:

soco_atorbrancoNaoenegro.JPG

O texto continua no link da foto.


Eduardo Galeano, referindo-se aos Estados Unidos, em matéria de 2006:

“Até há pouco tempo, 12 de outubro era o Dia da Raça. Mas, por acaso, existe semelhante coisa? O que é a Raça, além de uma maneira útil para exprimir ou exterminar o próximo? No ano de 1942, quando os Estados Unidos entraram na guerra mundial, a Cruz Vermelha desse país decidiu que o sangre negro não seria admitido em seus estoques. Assim, evitava-se que a mistura de raças, proibida na cama, ocorresse por injeção. Alguém, alguma vez, viu sangue negro?

Depois, o Dia da Raça passou a ser o Dia do Encontro. São encontros as invasões coloniais? As leis de ontem, as de hoje, encontros? Não seria melhor chamá-las de violações?

Sim Violações é o que tem sofrido nossa gente, a cada dia, a cada semana, a cada mês, a cada ano, a cada século, há muito. BASTA

AFROBEIJOS. PAZ E LUZ. MIRIS

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SAMBA NA FEIRINHA

"QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA, BOM SUJEITO NÃO É
É RUIM DA CABEÇA, OU DOENTE DO PÉ...
"Dorival Caymmi


E ACABOU DANDO CERTO, MEU PROJETO "SAMBA NA FEIRINHA".
O COMPANHEIRO VINÍCIUS SILVEIRA E TODOS OS IRMÃOS DO MISTURA DE COR, COMPRARAM MINHA IDÉIA E FIZEMOS UMA ALEGRE E BEM RECEBIDA RODA DE SAMBA. E COM CONVITES PARA ESTARMOS NOVAMENTE POR LÁ, SEXTA-FEIRA.
QUERO CONVIDAR A TODOS QUE GOSTAM DE MÚSICA GENUINAMENTE BRASILEIRA, PARA SE JUNTAR A NÓS, PARA FAZERMOS UM HAPPY HOUR REGADO A MUITA CULTURA, COMIDA E UM PAGODINHO NA PALMA DA MÃO. COM UNIÃO DE TODOS.

PAZ , LUZ E AFROBEIJOS. MIRIS