quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CARTA ABERTA DE DESPEDIDA ÀS TRALHAS. Por Miris Camilo

Queridas tralhas que me acompanharam até agora. Ops queridas, não, me desculpem tralhas mas vocês nunca foram queridas. Ficamos juntas por muito tempo por várias razões, mas queridas vocês nunca foram. Sei que posso estar lhes  ofendendo já que vocês ocuparam muito espaço na minha vida e talvez se achavam muito importantes e que seu lugar não poderia ser ocupado por nada mais proveitoso. Mas tralhas, gostaria de lhe informar que agora que não caminhamos mais juntos, percebo que você não foi de todo ruim, mas nosso relacionamento não tem mais razão de ser.
Sabe tralhas, reconhecer sua importância, não taaaanta importância, mas alguma importância na minha vida, fez com que eu decidisse por me separar de vocês para sempre.
Gratidão por você terem estado comigo em momentos muito tristes da minha vida. Doenças e perdas de entes queridos, momentos de tomada de decisão, de escolhas de caminhos ou maneira de agir. Estiveram comigo também quando eu descobri que o mundo não era tão cor-de-rosa,  que gente acostumado a bijuterias nunca iriam conseguir suportar o brilho de uma joia rara como eu,  quando descobri que não basta amar as pessoas para elas ficarem bem ou terem prosperidade, já que sem luta não há vitória. Que nem todo mundo nasceu para amar o próximo. Quando descobri que muita gente ora/reza mas não conhece meu PAI . Quando percebi que o partido político por quem lutei uma juventude inteira não era tão dos trabalhadores assim. Que as pessoas juram por DEUS ou na frente de um juiz sem piscar os olhos. Que o racismo ainda existe e que o preconceito dói, e que nem toda pessoa com cara de mocinho, mocinho é, pois os bandidos usam máscaras. Gratidão tralhas.
Mas motivos para nossa separação são incontáveis.  Tantos que nem vou correr o risco de  enumerá-los aqui, pois seria inútil, já que  a cada dia que estamos vivendo  longe, lembro-me de outro ou algo mais,Vocês e eu sabemos que a felicidade que aparentemente tínhamos juntos não era real . Os momentos de satisfação sempre foram fulgazes. Momentos rápidos mas  que deixaram profundas marcas. Mas não com profundidade suficiente para  estragar essa obra magnífíca de DEUS que sou eu. E, ainda observando hoje, percebo que não só na minha vida vocês fizeram estragos. Por onde passaram  não deixaram  lembranças boas, sentimentos de que ao seu lado tudo fica saudável, bem e feliz.
E, por isso tralhas, hoje comemorando nossa despedida, percebo que minha vida sem vocês se tornou infinitamente melhor.
Tenho mais disposição para o dia-a-dia. Me ocupo e preocupo com quem tem importância. Não perco noites de sono. Ganhei mais amigos desde que vocês saíram da minha vida, pois não olhando mais para vocês, conheci grupos saudáveis que me fizeram ter mais amor a vida.
Por isso despeço-me publicamente de vocês que me faziam mal , que eu sabia que estavam a me fazer mal mas que eu gostava da nossa vida juntos. Não digo que não nos encontraremos, pois sou humana e prazeres  momentâneos fazem parte da nossa natureza, sou pessoa que gosto de usar reticências, pois sou uma obra aberta. Em evolução. Mas na minha nova vida não há lugar para o que não me faz bem.
Adeus açucar, glúten, farinhas brancas e excesso de cafeína.
Gratidão pelo tempo compartilhado, mas não me mandem notícias. Fui ser feliz.

PAZ E LUZ. Afrobeijos                                                              Gratidão imensa.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

JILÓ MADURO E SEUS USOS.

Pé de jiló saudável quando começa a produzir, não para mais. E aprendi que nesta época um descuido de dois ou três dias sem colher, logo se tem um punhado de frutos vermelhos onde vinte e quatro horas atrás havia suculentos e amargos frutos.
Desde sempre , nos meus aprendizados culinários ainda não havia visto em nenhuma casa aqui nas montanhas de Minas, o uso culinário do fruto maduro.
Mas a  mente de Miris cheia de coisa, pôs-se a pensar. Apesar de que o jilozeiro fica lindo com este frutos maduros, mas o jiló é fruta e se é fruta e , não pode ser apenas os passarinhos que podem se deleitar com os mesmos.
Então apelei para os conhecimentos da minha diva Neide Rigo do blog http://come-se.blogspot.com.br/, que conheci através da não menos diva Maria Luiza Ferrari Marques Fonseca , quando as mesmas faziam produções e fotos culinárias na revista Caras, nos meus tempos de Rio de Janeiro.
E não me surpreendi ao descobrir que além de ser usualmente consumido na culinária indiana, é lógico que minha diva tem receita para esta delícia. 
Aliás, na internet, encontrei outras matérias e usos.
Com estre e outros que não aparecem na foto, farei uma conserva ou pasta.
O resultado mostrarei depois, aqui.
Perdão meus irmãos passarinhos, continuarei lhes dando suas comidinhas de sempre, porque o jilozinhos maduros, agora tem dona rsrsr



HERBÁRIO DA CASINHA ABENÇOADA.

No herbário da casinha abençoada tem por enquanto, já que aqui tudo é e está em constante mutação e crescimento: Losna/absinto, agrião, espinafre, tomilho, sálvia, endro, hortelã, coentro, alho poró, orégano, erva doce/anis.
ALGUNS MOTIVOS PARA TOMAR CHÁ E SEUS BENEFÍCIOS:
-É água.
_É natural.
_É uma bebida que pode ser tomada quente ou gelado, ou seja pode consumir durante o ano todo.
_Fácil de fazer.
_substituto da cafeína, principalmente na parte da tarde e noite, que para os ansiosos a cafeína neste horários eleva ainda mais os níveis de neurotransmissores que atrapalham a indução do sono, etc.



FORRAÇÕES NOS VASOS DAS PALMEIRAS COM VERDURAS E LEGUMES NA CASINHA ABENÇOADA.



Pouco espaço? Não é desculpa para não ter verduras e legumes fresquinhos. 
Aqui na casinha abençoada algum tempo eu comecei a plantar algumas verduras nos vasos de palmeiras e aos poucos tem produzidos o suficiente para o consumo da casinha e até para dar um pouquinho de presente; As forrações comestíveis, não interferem no desenvolvimento das palmeiras, pois são de raiz pouco invasiva e mesmo agora no inverno, a produção não para, apenas diminui devido a época e o ciclo de cada planta;
Verdadeiro remédio para ansiedade é o cultivo e cuidado com as plantas. Faço aterramento ou seja dissipo ou limpo as energia pesadas da labuta diária, lidando com a terra e retiro dela energias naturais que dão força e ânimo para continuar a caminhada. De quebra verduras e legumes fresquinhos, colhidos na hora de usar. Repolho, brócolis, almeirão, alface, tomate, jiló, couve e outras. Vai aí um pouquinho de que tem aqui.
PAZ e LUZ. Afrobeijos.   Gratidão imensa.